Crianças protagonizam diversão no Hotel Fazenda Mazzaropi

Maria Paula com a mamãe andam de pedalinho no lago artificial (Claudio Vitor Vaz)

Quem é pai ou mãe já sabe: direta ou indiretamente, são os filhos que escolhem as viagens da família. Afinal, é para a alegria deles que os pais optam por este ou aquele hotel, esta ou aquela cidade, praia ou campo. Por isso, um lugar planejado para o bem-estar das crianças é fundamental nesta decisão.

Foi o que encontramos no Hotel Fazenda Mazzaropi, em Taubaté, onde os mais jovens não são os protagonistas da diversão. Lá, há atividades de lazer, entretenimento e cultura durante todo o dia, de segunda a domingo.

A vocação cultural do hotel vem desde a fundação: o local foi criado pelo cineasta, produtor e ator Amácio Mazzaropi (1912-1981), para hospedar toda a equipe dos filmes que roteirizava, produzia, dirigia e atuava. Para quem não sabe, o artista popularizou a figura do caipira com o personagem Jeca Tatu.

Arrematada por um empresário dos transportes de Taubaté, num leilão na década de 90, o hotel fazenda seria transformado numa garagem para ônibus. Mas, felizmente, o novo proprietário percebeu a tempo o enorme potencial cultural e turístico do lugar, e decidiu homenagear o cineasta batizando-o com o famoso sobrenome e criando, ali, o Museu Mazzaropi.

Com visão de negócios voltada às crianças, a equipe responsável pela comunicação do hotel também o transformou em cenário da Turma do Mazzinha, formada por personagens da fazenda e do folclore brasileiro, que ilustram vários ambientes.