As gerações da família Oliveira – Camping Zé Roque
por Carlota Cafiero e Claudio Vitor Vaz
O camping é propriedade da família Oliveira. Lourival, filho de Zé Roque e marido de Cristina, é o atual mantenedor. Cris veio de outra cidade do interior e o casal se estabeleceu nas terras do Zé Roque, que, por sua vez, é filho de dona Sebastiana, bisavó da quarta geração dos Oliveira.
Os bisnetos de Sebastiana são Nicolas e Polyana, ela, a caçula, estudante de Direito, e ele ajudante e responsável geral do camping.
O negócio foi criado após o nascimento de Nicolas, há pouco mais de 23 anos. No início, as pessoas acessavam as terras de Zé Roque para visitar a Cachoeira dos Pretos, e, por ali, algumas pernoitavam em barracas, com o aval do proprietário.
Um antigo amigo de Lourival, frequentador daquelas terras, comentou certa vez: “Por que vocês não montam um camping e recebem esse pessoal que gosta de pernoitar por aqui?”.
Um tempo depois, Lourival e Zé Roque deram início ao projeto. Lançaram a “pedra fundamental” ao construírem um banheiro. Bem depois, separaram os terrenos para barracas, nivelaram o solo, ergueram mais banheiros e alguns chalés, cercaram os animais e, assim, nasceu o camping do Zé Roque. A cozinha central e a recepção foram construídas somente na última década.
Com toda essa estrutura, veio a ideia das piscinas e dos chuveiros aquecidos com a ajuda dos fornos à lenha de dona Sebastiana, a matriarca dos Oliveira, que desde há muito usava água de caldeira nas casas da família. As caldeiras são alimentadas com madeira de reflorestamento.
Adeptos da economia e da sustentabilidade, a família Oliveira também investiu nas placas solares, que garantem quase metade da energia necessária no complexo, desde as casas da família, os chalés aos pontos de luz para as barracas e estruturas para receber motorhomes.