Zoológico, Safári e Aquário: três passeios para toda a família em São Paulo

Viajar proporciona memórias e vínculos de amor que toda a família está construindo junto e vai carregar para o resto da vida! Experiências que o dia a dia, com sua enorme carga de responsabilidade, não nos permite criar com muita calma.

Nem sempre precisa ser para longe: até uma cidade próxima, onde haja um parque, uma fazenda, um clube, um zoológico, um aquário já está valendo. Importa é mudar de cenário, de caminho e compartilhar experiências novas juntos.

Família aprecia o complexo dos cangurus no Aquário de São Paulo. Foto: Claudio Vitor Vaz

Foi o que fizemos num fim de semana fevereiro, quando subimos a Serra rumo a São Paulo, para realizar três passeios bastante tradicionais por lá e ainda inéditos para nós: o Zoológico, o Zoo Safári e o Aquário. Visitamos os lugares entre o sábado e o domingo.

Primeiro, conhecemos o Zoológico de São Paulo. Com mais de 60 anos de existência, é um lugar que marcou e continua marcando gerações. Dali, emendamos o Zoo Safári (antigo Simba Safári). Deixamos para conhecer o Aquário de São Paulo no domingo.

Gosto tanto de te ver, Leãozinho… no Zoológico de São Paulo Foto: Claudio Vitor Vaz

Crianças perto dos 3 anos, como a nossa filha, podem curtir bastante um passeio ao zoo, pois já possuem referências de espécies de animais, vistos em filmes e desenhos, livros ilustrados e na escolinha. Maria Paula se emocionou especialmente com os grandes mamíferos, como as girafas, elefantes asiáticos, rinocerontes, urso e leão.

Mas o momento mais divertido foi no recinto das lontras, que ficam num tanque d’água com parede de vidro. Os animais são bastante agitados e dão vários mergulhos pertinho do vidro. As crianças pequenas podem observar os animais como se estivessem debaixo d’água e levam sustinhos quando as lontras passam perto delas.

Com mais de 3 mil animais, o Zoológico tem uma estrutura muito boa de lanchonetes e restaurante, com banheiros e bebedouros espalhados, além de máquinas de refrigerante e quiosques de sorvete em vários pontos.

É bom levar chapéu e protetor solar, porque o lugar é enorme (quase 900 mil metros quadrados) e, apesar de bem arborizado, há vários caminhos que percorremos sob sol forte. Entre outros passeios disponíveis dentro parque, tem o Mundo Dinossauro e o Zoo Safári (com ingressos à parte).

Informações

Qual é o horário de funcionamento do Zoológico?
O Zoológico funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h

Como faço para ir ao zoológico de SP?
O Zoológico de São Paulo fica na Avenida Miguel Stefano, 4.241, Água Funda, São Paulo

Qual o telefone de contato do Zoológico de São Paulo?
Tel: (11) 5073-0811.

Qual o valor do ingresso do Zoológico de SP?
Adultos ou crianças acima de 12 anos – R$ 40,00
Crianças de 6 à 12 anos – R$ 15,00
Crianças até 5 anos – Gratuito
Pessoas com deficiências – Gratuito

É permitida a entrada de animais de estimação?
Não é permitida