Algumas dicas para melhorar a experiência
Floresta dos Manacás tem potencial para ser um dos melhores campings familiares do interior de São Paulo
Antes de seguir para o camping, pesquisamos o mínimo necessário para chegar com segurança e pelas melhores estradas via Google Maps. E lá estavam eles, os comentários sobre o local. A Google mostra muito bem o caminho e também algumas avaliações sobre o estabelecimento.

Não nos entregamos ao que desconhecidos dizem na web, pois sabemos bem que internet é um oráculo para se conhecer gente boa e lugares interessantes, mas também é perfeita para dizer o que se quer sem o mínimo de educação e semear a estupidez.
Mas algumas avaliações foram ao encontro do que vivenciamos, como a estrutura dos banheiros principais: nos boxes dos chuveiros, as portas de madeira são cortadas pela metade, e isso faz com que o vento frio de fora penetre os boxes e deixem as crianças com frio. Além disso, os chuveiros elétricos são poucos e não esquentam o suficiente no Inverno. A saída é usar a estrutura do Vale Encantado, onde os chuveiros esquentam um pouco mais, apesar da distância das barracas.

Numa das noites, o camping ofereceu uma degustação de festa julina animada por bonecos de bumba-meu-boi confeccionados ali na fazenda mesmo. Crianças e adultos entraram na ciranda juntos, mas as barracas de prendas não funcionaram e os comes e bebes não foram servidos, pois houve pouca adesão de público externo – devido à falha na divulgação da festa nas mídias sociais, pois o festejo no camping costuma acontecer no final de julho, e não no início, como era o caso.

Corrigindo as características acima e cuidando melhor da manutenção e divulgação de algumas atrações, como a pesca livre, as casas de bonecas (foto acima) e o Texas Ranch – uma verdadeira cidade cenográfica dentro de um galpão -, o Camping Floresta dos Manacás tem tudo para ser uma das melhores opções de lazer e aventura para famílias do interior de São Paulo., pois a fazenda é linda e as atrações, inesquecíveis, sobretudo para as crianças – nossa filha chorou ao ter de deixar o Vale Encantando.
Dicas de segurança:
- manter calçados e barracas protegidas, pois estamos no meio da natureza. Houve uma mãe que foi picada por uma aranha ao calçar os tênis pela manhã, e foi levada às pressas a um PS local.
- em época de chuvas, é aconselhável escolher bem o local onde montar a sua barraca. Por se tratar de um vale é bem irrigado e minas de água estão por todo lado, o que pode transformar área da barraca numa lamaceira, dependendo por onde a agua correr.
Estrada do Sertãozinho, km 06, Biritiba-Mirim, SP.
A 86km do centro de São Paulo e a 24km da cidade de Mogi das Cruzes.
Horário de atendimento: Segunda à sexta: 08h às 22h. Telefone: (11) 4762-1500
Horário de funcionamento do parque: 09h00 às 17h00.
htttps://valeencantado.com.br/