Floresta dos Manacás: no meio do vale, um parque aquático
Biritiba-Mirim oferece belezas naturais e um complexo de lazer cercado de mata
Por Carlota Cafiero e Claudio Vitor Vaz

Quando decidimos pelo próximo camping, procuramos não saber muita coisa sobre o local. É para não deixarmos de nos surpreender, para o bem ou para o mal. Fazemos apenas duas perguntas antes da reserva: tem cozinha comunitária? Tem piscina aquecida? Quando positivo para as duas, é para lá que levamos nossa barraca, nossa filha de 9 anos e nossa sede de aventura (leia-se “perrengues”, porque a vida sem esse item não tem graça).

Foi com esse espírito intrépido que rumamos numa quinta-feira de julho, para o Camping Floresta dos Manacás, numa cidade paulista sobre a qual nunca tínhamos ouvido falar: Biritiba-Mirim, próximo de Mogi das Cruzes. Na estrada para lá, sob chuva e frio intensos, descobrimos que a piscina não pertencia ao camping, mas a um parque aquático chamado Vale Encantado, sobre o qual nós também ignorávamos.

Os campistas têm direito a frequentar o parque e uma fazenda que abriga o complexo de lazer fundado há 50 anos. Dentro do empreendimento está também o Eco Park & Hotel, que tem acesso ao parque, mas está sob outra administração e é reservado aos seus hóspedes.

Depois de duas horas de viagem, chegamos ao Camping Floresta dos Manacás no início da tarde. Nossa filha vibrou de alegria ao notar a piscina de ondas, os brinquedos e toboáguas do parque, assim como os animais da fazenda, como gansos, cabras, cavalos, bois, coelhos, ema e avestruz (!), entre outros. O camping estava vazio, exceto pela simpática Giovana, funcionária que cuida do atendimento e da limpeza do local.
