Trilha com bois, gruta e cascata

Numa das manhãs, no fim de semana, fizemos a Trilha das Grutas, onde conhecemos a Gruta do Riacho Subterrâneo, com os monitores Pisca e Na Lua, que conduziram uma turminha de crianças e adolescentes. Para acessá-la, tivemos de contornar um grupo de bois e vacas bravos com seus bezerros.

Descoberta em 2009, trata-se da maior caverna de granito horizontal subterrânea do Hemisfério Sul, com cerca de 1.415 metros de desenvolvimento linear, destacando-se entre as seis maiores de seu tipo no mundo. Somente espeleólogos podem acessá-la em toda a sua extensão. Nós fomos somente até debaixo das pedras, para sentir o ar fresco que circula por ali.

No meio da trilha, Na Lua chamou atenção para uma antiga figueira, com grandes raízes expostas, e ela contou que, ali, escondiam-se escravos fugidos ou refugiados em quilombos no meio da mata, que se comunicavam com os demais por meio de batidas nas raízes – o som reverberava pela floresta, transmitindo mensagens como que em código Morse.
As crianças ficaram encantadas com o tamanho das raízes e fizeram a experiência de bater nas raízes, com tapas e socos, para escutar o som ecoar.

Na volta, voltamos pela trilha que nos leva até a cascata do camping, onde tomamos um banho refrescante dentro da mata. Uma pequena queda d’água direcionada artificialmente centre pedras e corrimãos e escadas de madeira, feitos especialmente para o acesso, desde a área de piquenique até a cascata. Depois do banho de cascata, voltamos para a barraca, adiantamos os preparativos para o almoço, e seguimos para a piscina!

