Casarão de Itu, um dos pioneiros do Brasil

São 51 anos de história envolvendo gerações de campistas, os mais antigos, mensalistas. São décadas em que famílias estacionaram seus trailers e motorhomes numa antiga fazenda e, em torno deles, construíram seus chalés dos sonhos. Com 52 hectares, vista deslumbrante e água abundante, a Pousada/Camping Casarão de Itu (SP) é, junto com o Camping do Alemão e o extinto camping Rio do Peixe, um dos três primeiros empreendimentos particulares do tipo no Brasil. Em novembro de 2026, completará 52 anos de existência, com uma estrutura que alia lazer e momentos de paz com a natureza.

Tendo como mascote o simpático saruê, animal típico da região, o Casarão surgiu como uma colônia de férias para crianças, em 1972, por iniciativa do casal Marcos Lerner e sua esposa, Tamake Ionue Lerner. Em 1974, passou a receber campistas com barracas, trailers e motorhomes – que formavam filas aos finais de semana.
Uma curiosidade histórica: a fazenda em que o camping está localizado pertenceu aos padres carmelitas de Itu, que construíram a casa-sede que dá nome ao empreendimento e a piscina maior, climatizada, que é “protegida” por uma grande estátua de anjo.

Com o tempo, Lerner e Tamake foram incrementando o camping, como a instalação de um grande tobogã e um escorregador na piscina maior; a construção de uma segunda piscina, menor e aquecida; banheiros com saunas; restaurante com café da manhã e almoço (self-service) e jantar (à la carte); lojinha; sala de jogos; quadras de vôlei na areia; parquinhos; lagos artificiais com carpas e tartarugas; e uma pequena cascata, com o redirecionamento da água para uma pequena queda d’água dentro da propriedade.

O consumo de água é livre, podendo ser envasada diretamente das torneiras disponíveis nos jardins e lavabos construídos próximos à área de acampamento – que não é muito extenso, mas tem vista privilegiada para um vale e é próximo dos banheiros e da cascata, uma suave queda d’água dentro da mata, com acesso facilitado às crianças e idosos, por meio de uma pequena escada com corrimões.

Bem arborizada, a área destinada às barracas é dividida em módulos gramados e numerados, com pontos de luz e tomadas com voltagem 220 nos postes.
Outra atração, especialmente para as crianças, são as trilhas e as atividades ao ar livre com monitores atenciosos e divertidos, como a tia Na Lua e os tios Pisca e Salsicha, que realizam atividades o dia todo com os pequenos, com jogos, pintura, modelagem e passeios.

