Um giro no universo de Vincent Van Gogh

Suvenir da Exposição Imersiva “Paisagens de van Gogh”, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Na manhã seguinte, sábado, andamos até o shopping que leva o nome do bairro, onde estava abrindo a exposição imersiva Vincent – Paisagens de Van Gogh. Andar por Higienópolis é muito agradável: por seus edifícios estilosos, casarões, comércio diversificado e ruas bem arborizadas. Chegamos perto da hora do almoço. A exposição aconteceria dentro de um espaço montado no vão central do shopping, onde se formava uma longa fila para acessar o interior da exposição.

Como enganar a fome e ficar na filha ao mesmo tempo? Papai ficou aguardando, enquanto mamãe percorreu alguns corredores com Maria Paula toda feliz, dando saltinhos pelo piso brilhante. Paramos num café e pegamos um pacotinho com meia-dúzia de pães de queijo.

De volta à fila, esta levou uma hora para começar a andar, mas valeu a pena: lá dentro, esquecemos onde estávamos. A expografia ‘abraçou’ a gente e nos presenteou com sensações provocadas com recursos de sons, cores, projeções e aromas, em cenários em 3D, que reproduziam telas famosas do pintor holandês. A exposição fez parte das atividades comemorativas pelos 20 anos do Pátio Higienópolis, completados em outubro de 2019.

Num dos ambientes Maria Paula dançou com as nuvens espiralantes da tela A Noite Estrelada. Numa tela circular, eram projetadas animações feitas com as imagens do quadro de 1889, ao som de violões e frases de cartas de Van Gogh lidas por um narrador. Nós nos sentamos no chão para observar o encanto da criança diante daquela poesia visual,

Outra experiência que deixou Maria empolgada foi poder ‘entrar’ na casa de Van Gogh, por meio de óculos de realidade virtual. Ela se sentou no colo do pai, que girava com a cadeira, fazendo com que eles se deslocassem juntos pela tela Quarto em Arles (pintado entre 1878 e 1889).

Ela saiu da experiência dizendo que queria voltar à casa de Van Gogh, e repetiu a frase ainda muitas vezes, mesmo de volta a Santos. Vincent – Paisagens de Van Gogh também pôde ser vista em Brasília, no início de outubro passado. Em tempo: uma mostra especial, com obras originais do artista, deve ganhar temporada no MASP – Museu de Arte de São Paulo, em 2025.