Sessão aventura no asfalto, na terra e na Rota das Pedras

Pegamos a estrada no último sábado de junho, bem cedinho, às 6 horas. Tínhamos deixado tudo pronto na noite anterior. Mesmo com alguns sustinhos pelo caminho – como problemas na marcha do carro (e olha que tínhamos feito revisão na mecânica) e a bebê que ficou nauseada –, chegamos na Fazenda Coronel Jacinto à 10h, bem na hora marcada para a saída do grupo de off road para a Rota das Pedras.

Pedra Bela, Bragança Paulista. Foto: Claudio Vitor Vaz

O passeio foi idealizado por Enry de Saint Falbo Junior, companheiro da proprietária da fazenda, Luciana Stefani. É ele quem coordena as atividades radicais oferecidas no local, como a pista de off road, com 14 quilômetros de areia, barro e pedras, utilizada para test drives por gigantes mundiais como Suzuki e Ford.

Maria e eu fomos até o restaurante, onde fomos brindadas por um desjejum delicioso, com queijos frescos, cafezinho com leite, pães e frutas. Com capacidade para 200 pessoas e decoração rústica, o lugar é bem aconchegante e fresquinho, mesmo com suas grandes janelas abertas para o sol entrar.

Conheci Luciana na mesma manhã. Mas ela está sempre correndo para gerir a fazenda – toda estilosa, com seu colete e botas de cano longo. Então, ela contou rapidamente que herdou a fazenda de seu avô, o tal do Coronel Jacinto. Foi ela quem teve a ideia de transformar o local numa pousada com 17, espalhados por 200 alqueires.

Depois do café, desci com Maria até um terreno gramado, onde aconteceria a Festa Junina. A pequena, que só conhecia a areia das praias de Santos, correu descalça e até se arrastou na grama, sujando os joelhos de barro.

Todos os chalés estavam ocupados e não teríamos como passar a noite num deles. Passaríamos a noite numa casa na parte alta do terreno.

Como a tarde avançava quente, fomos conhecer a piscina de água mineral, bombeada de uma lagoa ao lado, e ali ficamos descansando nas esteiras, aos sons de gansos e cavalos.