Primeiro passeio de lancha – Marina Confiança

O passeio foi a bordo de uma lancha Bayliner 21,5, que recebe até seis pessoas, mas éramos quatro, contando com Sidney (filho do anfitrião, Sidney Trindade), nosso piloto e parceiro de prosa, em nosso primeiro passeio de lancha em família.

O ponto de partida foi a Marina Confiança, no bairro da Serrinha, em Bragança Paulista (a 15 quilômetros da Rodovia Fernão Dias) e o cenário era composto pelas águas da represa Jaguari-Jacareí, que totalizam 300 quilômetros de margem. É formada pelos rios Jaguari (do tupi-guarani, rio das onças), que vem de Minas Gerais, e Jacareí (do tupi-guarani,rio dos jacarés), que vem da região de Joanópolis.

A represa integra o sistema Cantareira, que abastece a Capital. O passeio, de uma hora, começa com a adrenalina da velocidade, que contrasta com as águas calmas de um domingo de inverno, bem diferente do agito da época balneária, quando os esportistas aquáticos e banhistas agitam as margens da represa.

O som do motor da rápida Bayline é a trilha sonora do passeio, que perde velocidade propositadamente quando atravessa uma passagem estreita entre rochas, que revelam uma paisagem rústica e silenciosa, quase inóspita não fosse a presença de capivaras a descansar entre arbustos numa das margens. O silêncio proporciona outras contemplações e imersões. Em uma curva do Rio Jaguari surge um paredão de rocha modelado por vários anos de águas de uma cachoeira agora tímida, devido à estação do ano. Um fio de água que se transforma em chuva ao sabor do vento e num arco-íris a menos de seis metros de distância da lancha.

Uma paisagem que aguça a curiosidade dos adultos (a ponto de atrair para um mergulho) e relaxa os sentidos da bebê, que dormiu no regresso à marina, mesmo com o ruído do motor e os solavancos nas ondas que se formavam com os ventos do final da tarde.