Park dos Lagos: acampamento com pesca
Da Redação

Um antigo criadouro de peixes, com cinco lagos, convertido em camping familiar é destino certo para quem procura descontração e contato com a natureza. Assim é o Park dos Lagos, em Socorro (SP), um acampamento que impõe regras, mas sem exagero. Exemplo? O visitante pode beber e comer na área das piscinas, algo impensável na maioria dos campings.
Criado e gerido pela família Lugli., o local se destaca pelo terreno plano e bastante arborizado, duas piscinas muito bem cuidadas, um mercadinho super completo e acessível, além de diferentes tipos de hospedagem: suítes, lofts, ready camp, glamping e cinco setores para motor home e camping convencional.

Foi para lá que fugimos da muvuca de final de ano em Santos (SP). Saímos às vésperas da Virada, debaixo de chuva, e o clima não mudou até a chegada ao camping. Foi sair do carro pra chafurdar os pés na grama molhada e na lama formada nos caminhos sulcados pelos automóveis. Mas tudo bem, estávamos no clima para esse perrengue rural.
Esperamos a chuva virar garoa para montar a barraca, e o setor escolhido foi o Bambu, pois fica perto de um bambuzal e é muito mais tranquilo. O camping estava cheio, com previsão de receber até 350 pessoas para o Réveillon. Ainda assim, foi bem mais calmo do que o agitado Litoral de São Paulo nessa época do ano.

Após nos apresentarmos na recepção e aos campistas vizinhos, fomos explorar o local, começando pela piscina maior e aberta, em formato de arraia. Muito bonita, com água limpinha – obra do seu Valmir, dono do belo terreno em que os filhos fundaram o camping. Em frente, fica a piscina coberta, climatizada, sucesso entre crianças e adolescentes.

Toda a família é envolvida na gestão do camping: ex-mulher, filhos e netas, e esse é um dado importante, pois cria laços entre os campistas (leia mais aqui). Além da família, há também o Sr. João (que cuida da manutenção), a Débora (com quem você vai falar na recepção ou por telefone), o Matheus e o Lucas (seguranças), além das meninas da limpeza (que são várias!).

O Park dos Lagos é cercado de montanhas verdinhas, pastos com diversos bovinos criados nas fazendas do entorno, o que explica os mugidos ao fundo, conferindo um clima bastante rural ao camping.
Em um terreno gramado, bem em frente à piscina, tem um parquinho com diversos brinquedos para as crianças, como a tirolesa – o preferido dos pequenos. Próximo ao local, fica o redário, lagos para pesca e solta, e um rancho com mercadinho e mesas para lanchar, além de banheiros. Aliás, banheiro é o que não falta no camping: são 26 (!), todos equipados com chuveiros quentes. Duas moças fazem a limpeza das unidades, um trabalho e tanto em épocas de chuvas como janeiro, em que o barro impera.

A estrutura para os campistas também conta com cozinhas comunitárias, sendo uma pequenina, no setor Bambu, com um fogão e uma pia de apoio, e outro quiosque com duas geladeiras e três pias. Porém, por falta de cooperação entre os campistas, as geladeiras não ficarão mais disponíveis, e deverão ser alugadas.

Cozinhamos diversas vezes no quiosque, de manhã e de noite, com os pés na terra, e vista para um morro verdinho, curtindo a brisa fresca vinda do bambuzal. Esse contato com a natureza é a melhor parte da experiência campista.
Para a imersão na natureza ser mais completa, é vetado o uso de caixas de som. Apesar das regras no camping serem claras em relação à música alta, com um termo de compromisso assinado pelos visitantes, houve campistas que ignoraram o veto, especialmente por causa do clima de Réveillon.
Mas a festa da Virada foi garantida pelos donos do camping, com show na véspera e no dia do Ano Novo. Grande parte dos visitantes levou suas bebidas e brindou sob uma breve e bonita explosão de fogos de artifício, encomendada pelo Park dos Lagos.
Serviço:
Localização: O Camping Park dos Lagos fica Rodovia Capitão Barduino, km 124,5, nado bairro de Camanducaia como bairro Barão de Ibitinga, distrito de Socorro. Do Park dso Lagos até o centro da cidade de Socorro são 20 minutos de carro (12 km), e para a Cachoeira de Camanducaia do Meio são 1h30 a pé (7 km).
Importante : Realizar reservas com antecedência. Não é reserva da área de camping, mas sim do lugar na lista de visitantes. A reserva garante ao visitante uma estrutura preparada para recebe-lo, seja em dias normais ou próximo à férias ou eventos no camping.
Diárias: Camping: R$ 50,00 (por adulto) e R$ 25,00 (criança de 6 a 12 anos) – preços fora de temporada.
Comodidades: wi-fi com alcance em todo o camping.; mercado de conveniência com gelo, carvão, carne, e necessidades básicas.
Convênios: Contato de estabelecimento para entrega no camping desde de pães pela manhã à pizzas, lanches, refeições etc.
Mais informações: www.parkdoslagos.com