Release: Orquestra Modesta faz concerto irreverente em São Paulo

A premissa fundamental é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços (Divulgação)


Uma orquestra que reúne um maestro, quatro palhaços e arranjos inusitados. Assim é o concerto “Canções para Pequenos Ouvidos”, da Orquestra Modesta, que chega ao Teatro Morumbi Shopping em setembro, com apresentações todos os finais de semana. É o primeiro espetáculo do conjunto musical, que circulou pelos palcos do interior paulista, Santa Catarina e Bahia, e agora retorna à Capital. Trata-se de uma boa pedida para quem quer passear com os filhos pequenos em Sampa.

Sob direção de Fernando Escrich e Anderson Spada, a banda formada por palhaços apresenta repertório próprio. Cada canção traz uma história que provoca a imaginação de pais e filhos, entremeadas por brincadeiras e interação com a plateia.

O maestro Sandoval (Sandro Fontes) toca violão e é quem comanda o show, ou pelo menos acha que comanda; o coração da orquestra é o baterista Brocolino (Alexandre Maldonado) que mantém o ritmo pulsante durante o tempo todo; a dupla feminina Nina Rosa (Monique Franco) e Guadalupe (Tereza Gontijo), responsáveis pela percussão e voz, é muito carismática e a que mais interage com a plateia; o palhaço DusCuais (Henrique Rímoli) toca diversos instrumentos como trompete, banjo e sanfona.

A premissa fundamental é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços, em diversos ritmos, com letras poéticas que trazem reflexões e memórias afetivas comuns da infância.

“Canções para Pequenos Ouvidos” é também o primeiro disco da trupe, lançado pelo Selo Sesc em outubro de 2018 com shows de lançamento realizados no Sesc Pompeia.

O álbum contém nove faixas que navegam por diferentes ritmos, tem direção musical e arranjos de Fernando Escrich, que também divide a produção musical com o palhaço e baterista Alexandre Maldonado e o músico Ramiro Marques, integrante da banda Mawaca e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

Fernando recebeu o Prêmio APCA 2017 como umas das personalidades que mais contribuíram para o teatro infantojuvenil de São Paulo no ano de 2017, sendo reconhecido pela concepção, cenografia, direção musical, arranjos, atuação e codireção artística deste espetáculo. Também foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 na categoria Melhor Trilha Sonora Original.

Serviço

Orquestra Modesta em “Canções para pequenos ouvidos”
Temporada no Teatro Morumbi Shopping
Endereço: Av. Roque Petroni Junior 1089 | Jardim das Acácias – Piso G1
De 7 a 29 de setembro
Sábados e domingos de setembro de 2019, às 16h
Ingressos a venda na LivePass.

Orquestra Modesta

A Orquestra Modesta foi idealizada por Fernando Escrich, experiente músico palhaço e premiado diretor teatral e musical, e de Elisa Taemi e Milena Marques, produtoras da Nascedouro Gestão Cultural.

Apaixonados pelo carnaval e percebendo o crescimento da festa em São Paulo nos últimos anos, criaram, em 2015, o show que busca resgatar o universo dos antigos bailes de carnaval para família, com repertório repleto de marchinhas tradicionais e algumas canções autorais, fazendo uma grande brincadeira que é uma orquestra formada apenas por palhaços. A cada ano, o elenco é formado por doze palhaços de diferentes cias teatrais de São Paulo que desenvolvem um trabalho voltado ao público infanto-juvenil.

Completando cinco anos em 2019, a Orquestra Modesta realizou shows no Centro Cultural Rio Verde e no Sesc Campo Limpo. Em 2018 foram 3 dias de shows no ginásio do Sesc Consolação com participações especiais: Palhaça Rubra, Cia La Mínima e grupo Bando de Palhaços do Rio de Janeiro. Em 2017 se apresentou no Sesc Pinheiros, Centro Cultural Rio Verde e Teatro UMC. Em 2016 fez 2 dias de shows no Sesc Pompeia e também no ginásio do Sesc São Carlos. A estreia da Orquestra foi em 2015 fazendo 2 dias de shows na Praça de Eventos do Sesc Pinheiros.

Em outubro de 2017 a Orquestra Modesta, com um elenco reduzido, estreou o primeiro espetáculo autoral “Canções para Pequenos Ouvidos”, sob direção de Fernando Escrich e Anderson Spada, com uma temporada no Sesc Pinheiros. Fernando Escrich recebeu o Prêmio APCA 2017 como umas das personalidades que mais contribuíram para o teatro infantojuvenil de São Paulo no ano de 2017, sendo reconhecido pela concepção, cenografia, direção musical, arranjos, atuação e co-direção artística deste espetáculo. Também foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 na categoria Melhor Trilha Sonora Original.
Nas redes: facebook.com/orquestramodesta e Instagram: orquestra_modesta

Assista AQUI a um trechinho da performance da orquestra.