O que aprendemos na viagem a Campos do Jordão

Toda viagem proporciona experiências que nos ensinam sobre nós, os outros e o mundo. São aprendizados que ajudam a nos relacionar melhor entre família, a enxergar e aceitar nossos limites e os dos outros e a prever e agir diante de situações de risco. Portanto, fique atento aos sinais! Dependendo das situações que vivemos numa viagem, com criança, qualquer distração pode ser muito perigosa.

Mordida no dedo

Da nossa viagem a Campos aprendemos que, diante de uma situação nova ou desconhecida, devemos deixar de lado o nosso afã de tirar fotos de nossas crianças. Esqueça a câmera ou o celular quando seu filho estiver prestes a agradar um animal ou alimentá-lo.

Nós nunca sabemos qual será a reação dele diante da aproximação da criança. Pode ser do mais fofo cachorrinho ao cavalo por trás da cerca. No nosso caso, foi um Porquinho-da-Índia. Como relatado na reportagem, aconteceu de um deles morder o dedo de Maria, confundindo-o com um pedaço de couve.

Durante visita a uma fazendinha, nossa filha ganhou folhas de couve para dar aos porquinhos e aos coelhinhos, e a mamãe aqui, no desejo de fotografar aquele momento, não notou que Maria estava empurrando a couve para dentro da grade. A mordida fez quatro furinhos pequenos no dedo indicador dela. Fosse um Porquinho-da-Índia maior e mais afoito, poderia arrancar um naco do dedinho dela.

Aprendizado: Mais vale perder a foto do que o dedinho do seu filho.

Vão na sacada

Outro momento de distração aconteceu no quarto do hotel, que fica no primeiro andar: abrimos a varanda e fomos os dois para o banheiro. Maria estava brincando no quarto. Quando ela ficou em silêncio, fomos checar e ela estava na varanda, olhando pela grade de proteção. Mas havia um grande vão na lateral da grade, onde ela passaria facilmente. Retiramos nossa filha dali e fechamos a porta da varanda. No check-out do hotel, durante pesquisa de satisfação, deixamos a sugestão para que o hotel solucionasse o vão na cerca da varanda. Após alguns dias, uma assessora de imprensa nos ligou para informar que o hotel havia resolvido u o problema da varanda. Ficamos felizes em saber que ajudamos a melhorar a experiência das próximas famílias que se hospedarem ali.

Aprendizado: Assim que chegar a um novo local, com seu filho pequeno, cheque todos os fatores de risco para ele – de tomadas sem proteção a fios expostos, janelas abertas, saídas para a rua ou garagem.