Paiol Grande, o primeiro dos acampamentos

Refeitório do Paiol: diversão, coletividade e a organização na prática. Foto: Claudio Vitor Vaz

Em um vale no coração da Serra da Mantiqueira, a 209 km de São Paulo e 265 km de Santos, existe um acampamento diferente, onde as mulheres dormem separadas dos maridos e as crianças dos seus familiares, em chalés divididos por gênero e faixa etária. E todos adoram a experiência, porque assim interagem entre si, trocando vivências e fazendo novas amizades.

Com o nome de Paiol Grande, é o primeiro acampamento educativo do Brasil, fundado em 1946, na cidade de São Bento do Sapucaí. Localizada a apenas 40 km de Campos do Jordão, a cidade oferece clima similar e abriga um dos pontos mais altos do Estado, o complexo do Baú, formado por três montanhas de pedra: Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata.

Administrado por uma fundação, o Paiol está instalado numa propriedade de mais de 25 hectares, em área de proteção ambiental, rodeado de Mata Atlântica, com lagoa e cachoeira (a dos Amores). O visual, logo para quem chega, é deslumbrante: do vale em que estão instalados os chalés, vemos as montanhas do complexo do Baú.

Para ver localização e preços (pacote de o Carnaval de 2020, clique AQUI)