Na beira do rio e do mar

A área de camping beira o rio de águas geladas e calmas que desemboca num mar verdinho. O terreno reservado aos campistas existe desde 1984. Depois, foram inaugurados o hotel, em 2002, e o hostel, em agosto de 2018 – aproveitando uma estrutura de chalés que já existia desde 1984

Os campistas têm acesso a toda a estrutura de lazer do resort: piscinas, brinquedotecas, salas de jogos, de TV, bares, restaurantes, academia, spa, atividade de lazer, trilha, equipamentos náuticos etc. Apenas alguns pontos têm custo adicional.

Maria arrancou os tênis e as meias para andar na areia grossa e geladinha do camping. Havia mais três famílias acampadas ali, todas com crianças pequenas.

A montagem da barraca, sobre a areia, foi uma aventura à parte. Ao final, já passava das 14 horas e estávamos esfomeados. Esquecemos o espírito campista de cozinhar e subimos até o hotel, onde almoçamos no restaurante Taioba.

Com clima e decoração de um bangalô, o lugar fica de frente para um jardim de bromélias e piscina com cachoeira. Pedimos uma porção de peixe, que degustamos na área da piscina, com direito a alguns mergulhos. Como previsto pela meteorologia, o tempo estava bom, com sol entre nuvens.

Na beira do rio e do mar. Foto: Claudio Vitor Vaz
Praia de Itamambuca. Foto: Claudio Vitor Vaz

De lá, descemos ao camping, mas o céu estava mais nublado. Mais tarde, vimos que fizemos bem montarmos a barraca debaixo de uma lona grossa, para protegê-la da chuva. No local, havia várias barracas vazias com estruturas de lona já montadas. Pertenciam a campistas, como uma forma de reservar espaço para acampar durante o Réveillon.

Então fomos conhecer a praia, pertinho da área do camping – de onde escutávamos as ondas. Percorremos uma pequena alameda de bromélias que leva a um deck, de onde se tem um visual incrível: o rio, a praia e o oceano, nessa ordem. Para chegarmos à praia, subimos num barquinho que corta o rio, uma cortesia do resort.

Deck entre o rio e a praia de Itamambuca Eco Resort, Ubatuba. Foto: Claudio Vitor Vaz

Passamos uma horinha ali, nos aventurando à beira-mar e, depois, no rio. As ondas estavam fortes e era preciso muita atenção com criança.

No fim da tarde, o friozinho já se impunha, o que nos fez voltar à barraca e trocar de roupa. Levamos Maria para explorar o parquinho, a sala de jogos e a brinquedoteca do camping, onde outras crianças brincavam. Após um banho quente, fomos preparar o jantar: sopa instantânea com pão.