Interação entre todas as idades no Paiol Grande

O Ginásio é um dos pontos de encontro para gincanas e noites chuvosas. Foto: Claudio Vitor Vaz

Nossa chegada ao Acampamento Paiol Grande foi com muita chuva, no feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. Ainda bem levei minhas galochas e as da Maria Paula, para pisarmos à vontade nas poças d’água que se formavam no gramado e entre as pedras das calçadas que davam acesso aos chalés.

A primeira coisa que fizemos foi subir as ladeiras que levam aos chalés. Havia uma expectativa, criada por nós mesmos, de que nossa filha, que tem quase 4 anos, passasse uma noite num chalé somente com crianças, mas descobrimos que, naquela ocasião, só havia chalés com crianças a partir dos 7 anos.

O Paiol costuma organizar atividades com grupos de crianças a partir dos 4, mas somente no mês das férias escolares, em janeiro. O acampamento tem capacidade para hospedar até 240 crianças com segurança e conforto, e cada chalé acomoda em média 20 acampantes, divididos por gênero e faixa etária.

Nossa filha passou a noite de sexta comigo, no chalé Primavera, para mulheres e filhos pequenos. O papai Claudio pernoitou no chalé Lua, com os outros papais do acampamento.

O clima geral é muito tranquilo, com momentos de diversão e interação entre todos os acampantes, como no desjejum, almoço e jantar, quando todos se encontram no refeitório e os monitores animam os participantes com músicas, imitações e brincadeiras.

Detalhe importante: todos se servem e retirar a mesa, inclusive a limpam. O mesmo vale para os chalés: todos arrumam suas camas e cuidam da limpeza do ambiente, respeitando regras simples como não entrar calçado e passar o rodo após tomar banho.

Há ainda o lanche da tarde, que costuma ser servido onde as famílias estiverem concentradas – e isso depende das atividades programadas para o período.

O Ginásio e o Ranchão são outros pontos de encontro, especialmente durante as noites e quando chove. Um grupo de monitores envolve todas as famílias em jogos e gincanas nas quadras. Também tem salas para carteado, bilhar, jogos e um ateliê de arte, com atividades livres e dirigidas.