Ícone de luxo, Hotel Toriba também promove aventura

Maria Paula aproveitando o escorregador do Hotel Toriba só para ela. Foto: Claudio Vitor Vaz

Primeiro hotel turístico de Campos do Jordão, e uma das primeiras construções no estilo suíço da cidade, o Toriba se transformou num ícone de luxo e bom gosto. Localizado na parte mais alta do município, a 1.780 metros, cercado de bromélias e araucárias, o edifício foi inaugurado em 1943, por dois empresários: Ernesto Diederichsen e seu genro, Luiz Dumont Villares, avô de outro empreendedor da cidade, Ricardo Lenz, fundador do Parque Tarundu.

Há seis anos sob o comando do arquiteto Aref Farkouh, o Toriba continua se renovando. No início deste ano, antes da pandemia, inaugurou um novo restaurante, o Estação Toriba, num vagão de trem, com deque para uma vista espetacular da Serra da Mantiqueira.     

Mas o que pouca gente sabe é que o hotel promove experiências em meio à natureza, unindo aventura e gastronomia. São três opções de trilha guiada, em meio à Mata Atlântica, que terminam em almoços ou piqueniques. Aberto também aos não hóspedes, esse passeio se chama Aventoriba, e acontece aos sábados, com traslado de ida e volta.

Toriba é uma palavra em tupi-guarani que significa “paz, alegria e felicidade”, e é isso o que o hóspede encontra no hotel e nas opções de lazer ali oferecidas, agora sob novos protocolos de segurança, por causa da Covid-19, após o município entrar na Fase Amarela do Plano São Paulo, com reabertura de restaurantes e parques ao público.

Interior do restaurante Pennacchi, Hotel Toriba, Campos do Jordão. Foto: Divulgação

Durante nossa estada em Campos, conhecemos o restaurante Pennacchi, dentro do prédio principal do Toriba. Num ambiente à luz de velas, repleto dos afrescos coloridos do muralista Fulvio Pennachi (1902-1992), os hóspedes ocupavam seus lugares com uma mesa de distância, e os garçons atendiam com máscaras e luvas. Sob responsabilidade do chef Jeferson da Matta, o menu oferece pratos sofisticados, com produtos locais, como a truta ao molho de amêndoas, alcaparras e batatas sautê, e o tornedo de filé mignon com queijo Roquefort e batata rústica.

Tornedo de filé mignon com queijo Roquefort do restaurante Pennacchi. Foto: Divulgação

Enquanto aguardávamos os pratos, demos um pulinho no espaço kids do Toriba, para conhecer o famoso escorregador de madeira, que vai do térreo ao porão e faz parte do hotel desde 1943. Maria Paula amou a surpresa e desceu pelo brinquedo inúmeras vezes. Os adultos também podem escorregar e aproveitamos para nos divertir com ela. Depois de explorar todo o ambiente do espaço kids (com brinquedão, teatrinho e objetos lúdicos), Maria Paula aceitou nosso convite para voltarmos à mesa e nos deliciarmos com os sofisticados e generosos pratos do Pennacchi.