Camping rural com paisagens vulcânicas
Camping das Pedras | Parte I

Férias, para a família Vaz, são sinônimas de natureza, bichos, estrelas, frio, piscina, cachoeira, trilha, perrengue e fogueira. Em resumo: camping. E nas férias de julho, não foi diferente… nosso destino é que foi: escolhemos erguer barraca no camping Fazenda das Pedras, em Itu (SP) – que tem esse nome devido às muitas rochas magmáticas (de lava de vulcão), que formam uma paisagem única e exuberante.
Chovia e fazia muito frio na manhã da segunda quarta-feira de julho, em Santos, quando pegamos a estrada rumo à “cidade das coisas gigantes”, como diz Maria Paula. Lá, a previsão do tempo era melhor: clima seco, com sol sob nuvens. A entrada da fazenda é discreta, à direita da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 98, Pedregulho. Logo ali, a paisagem já faz jus ao nome, com rochas gigantes se avolumando sobre pastos verdinhos.

Chegamos para o check-in às 16h, e havia várias áreas disponíveis para acampar. Escolhemos uma clareira próxima a um banheiro vermelho, logo abaixo da recepção e não muito longe da piscina aquecida. Montamos a barraca num retângulo plano, próprio para isso, em meio a grandes rochas, dando um pouco de privacidade para nós, e sendo que uma das pedras é um mirante para o por do sol no vale.
O terreno do camping é formado por morros e algumas áreas planas, com caminhos de terra e pedrinhas interligando toda a estrutura, que inclui parquinhos, piscinas infantis e de adultos (uma é climatizada, com borda infinita), tirolesa, trenzinho, mirante, quiosques com pias e mesas, fazendinha, cantina (todos os dias e noites), bar (durante o dia) e restaurante (sábados e domingos), loja de artesanato, redário, chalés, lagos e trilhas. Em julho, a área reservada para a piscina semiolímpica e com toboágua estava fechada para reforma.

É importante ressaltar que não há cozinha comunitária no Camping das Pedras, mas há oferta de porções, sopas, refeições caseiras e lanches na cantina, que funciona o dia todo, a preços justos e com capricho e sabor. A vegetação é exuberante, com destaque para os muitos pinheiros e os pastos distantes, com horizonte livre – e vista para o Centro de Itu e cidades vizinhas como Salto, Indaiatuba, Piracicaba e Campinas, mais perceptíveis durante a noite, quando as luzes se acendem.
Entre as muitas qualidades do camping, destacamos a programação diária dedicada ao público infantil e às famílias, com trilhas matinais, jogos e brincadeiras na piscina e na cantina, fogueira para assar marshmallows, passeio de trem. Com isso, é comum as crianças se desgarrarem dos pais para formar suas gangues nas brincadeiras e na exploração monitorada da natureza.
Foi o que fez Maria Paula, nossa filha, com as novas amiguinhas, Isa e Manu, de Campinas (SP): fizeram trilhas juntas, desceram de tirolesa no parquinho, nadaram na piscina, andaram de trenzinho, exploraram o camping com lanternas durante as noites e brincaram ao redor da fogueira, momentos inesquecíveis de muitos risos, descobertas e desafios.
As trilhas são uma atração à parte, e aproveitamos percorrê-las todas as manhãs, andando pelos campos cobertos de rochas, vaquinhas e cactus, com monitores muito divertidos, que contam histórias e curiosidades envolvendo a fazenda e a natureza.
Serviço
A diária custa R$ 70,00 por pessoa, e criança até 12 anos não paga. No Instagram: @fazendadaspedras. O Day use, aos sábados e domingos, das 8h às 17h, tem o mesmo valor por pessoa, e criança também é cortesia
















