Acampar em família: uma grande aventura

Quer embarcar numa viagem diferente em família? Então, vá acampar!  Não precisa ser para longe de onde você mora. No interior ou no litoral, não importa: estar no meio da natureza, só com o básico para passar um fim de semana, faz uma baita higiene mental e espiritual, além de ser uma grande aventura.

Acampar em família: uma grande aventura.Foto: Claudio Vitor Vaz
Acampar em família: uma grande aventura. Foto: Claudio Vitor Vaz

Tem gente que, de tão apegada à cidade, até arrepia quando pensa em camping. Tem medo de bicho, de mosquito, de mato, de água fria do rio. Mas acampar significa enfrentar todos esses bichos da cabeça e voltar ao simples.

Eu, por exemplo: nunca tinha acampado, mas o Claudio, várias vezes. Ele chegou a morar um mês num acampamento na Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Mas era só ele. Hoje em dia, tem a mulher aqui e a filhota, Maria Paula, de 2 anos e oito meses.

| “Decidimos procurar um lugar no Litoral Norte, a fim de mudar de cenário”

Logo após nos conhecermos, faz uns cinco anos, compramos sacos de dormir, já pensando em acamparmos juntos, o que nunca tinha acontecido. Nossa bebê veio antes e, com ela, outras prioridades. Os sacos de dormir foram parar no fundo do armário.

Mas foi a baixinha ficar um pouco mais independente e ciente do que rola ao redor que decidimos retomar a velha ideia. A barraca veio em outubro deste ano. Uma barraca com capacidade para dois adultos e uma pessoinha.

O passo seguinte foi escolher o camping. Apesar de haver opções na Baixada Santista, onde moramos, decidimos procurar um lugar no Litoral Norte, a fim de mudar de cenário mesmo e que reunisse alguns quesitos como conforto e segurança. Conforto e segurança em camping? Sim, é possível: chuveiro quente, um local para lavar a roupa e a louça, portaria 24 horas.